EUROPASS CURRÍCULUM VITAE
Permite-lhe registar todos os seus detalhes ao nível da educação e formação; experiência no mercado de trabalho; capacidades e competências pessoais, indispensáveis para a candidatura a um emprego ou uma oportunidade de aprendizagem.
EUROPASS PASSAPORTE DE LÍNGUAS
Permite-lhe descrever as suas competências linguísticas e as experiências e competências culturais, fundamentais para efeitos de aprendizagem e trabalho na Europa.
EUROPASS MOBILIDADE
Documento que regista qualquer período de tempo passado pelo seu titular noutro país europeu, para efeitos de educação ou formação profissional (percurso europeu de aprendizagem): um estágio numa empresa; um trimestre de estudos integrado num programa de intercâmbio ou uma colocação voluntária numa ONG.

O percurso europeu é monitorizado por duas organizações, estando uma sedeada no país de origem e a outra no país de acolhimento. Ambos os parceiros definem o objectivo, o conteúdo e a duração do percurso europeu de aprendizagem, sendo ainda designado um tutor no país de acolhimento.

Este documento deve ser solicitado ao Centro Nacional Europass.

EUROPASS SUPLEMENTO AO CERTIFICADO
Destina-se a pessoas que possuam um certificado de educação e formação profissional. Este documento acrescenta informação àquela que já consta do certificado oficial, facilitando a sua compreensão, principalmente por parte das entidades empregadoras ou organismos de outros países.

O Europass Suplemento ao Certificado é emitido pelas entidades que atribuíram o certificado de formação profissional. O Europass Suplemento ao Certificado não é um substituto do certificado original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

Este documento deve ser emitido pela instituição de formação.

EUROPASS SUPLEMENTO AO DIPLOMA
Documento emitido em nome dos titulares de diplomas do ensino superior, juntamente com o seu certificado ou diploma de licenciatura.
Este suplemento contribui para uma melhor compreensão das qualificações académicas de nível superior, sobretudo fora do país em que as mesmas foram atribuídas.

O Europass Suplemento ao Diploma não é um documento de substituição do diploma ou certificado de licenciatura original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

Este documento deve ser emitido pela instituição de ensino superior.