Se está à procura de emprego e deseja apresentar uma proposta a uma oferta específica ou submeter uma candidatura espontânea, além do seu CV Europass, é importante começar a pensar também em redigir a sua carta de apresentação, documento através do qual deve expor os seus objetivos, capacidades e motivações, de forma a dar-se a conhecer ao recrutador.
Uma carta de apresentação deve conter não mais do que 5 a 6 parágrafos, o suficiente para descrever o cargo a que se candidata, a sua formação de base, a sua experiência profissional, as suas principais competências, técnicas e transversais, e o que o motiva.
Tudo isto deve ser feito de forma resumida, mas suficientemente apelativa, para lhe dar uma vantagem extra na altura da seleção dos currículos. Termine a sua carta disponibilizando-se sempre para a realização de uma entrevista.
A carta de apresentação é um incentivo para que o empregador consulte o seu CV, por isso pense bem na mensagem que lhe quer transmitir e não menospreze nem a sua estrutura, nem o seu conteúdo.