A redação do curriculum vitae é uma etapa importante na procura de emprego ou oportunidade de aprendizagem. O curriculum vitae é, muitas vezes, o primeiro contacto com um potencial empregador e, por essa razão, deve ser feito de modo a captar a sua atenção desde o primeiro instante e a obter a necessária entrevista.
Atenção! Por norma os empregadores despendem menos de 1 minuto com a análise de CVs para efetuar a primeira triagem dos candidatos. Mostre-se convincente desde o início para não perder a oportunidade.
Leia atentamente as informações que se seguem antes de preencher o modelo de CV que lhe é proposto.
Fotografia
| Insira a sua fotografia neste local. Notas: · Utilize de preferência o formato jpg. · Utilize uma fotografia atualizada; · Utilize um fundo branco ou neutro. |
Nome(s) / Apelido(s)
| Inscreva o seu nome e apelidos (com a primeira letra sempre em maiúsculas) por ex.: António Pedro Moreira |
Sobre mim | Insira uma breve descrição das suas características principais enquanto pessoa e/ou profissional. |
Data de nascimento | Inscreva a sua data de nascimento (dd/mm/aaaa), por ex.: 02/04/1998 |
Sexo | Indique o género a que pertence. Se não se identificar com as opções disponíveis pode optar por não assinalar este campo. |
Nacionalidade | Inscreva a sua nacionalidade, por ex.: Portuguesa. |
Endereço de email
| Inscreva o(s) seu(s) endereço(s) eletrónico(s), especificando se se trata do seu endereço pessoal ou profissional, por ex.: antonio.moreira@gmail.com |
Telemóvel | Inscreva o(s) número(s) de telemóvel para o(s) qual(is) deseja ser contactado. Caso necessário, indique os dias e horas em que é possível contactá-lo (para permitir um contacto rápido), por ex.: Telemóvel: 970 123 456. Notas: · Se desejar enviar o seu CV para diferentes países, indique primeiro o prefixo, exemplo: +351 970 123 456. |
Redes Sociais | Pode adicionar as suas redes sociais, por ex.: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest, Tumblr ou outro. |
Serviço de mensagens instantâneas
| Pode adicionar o seu serviço de mensagens instantâneas, por ex.: Skype, WhatsApp Messenger, WeChat, Line, Viber ou outro. |
Página Web | Indique o endereço Web onde estão expostos os seus projetos e/ou realizações. |
Endereço
| Inscreva a(s) sua(s) morada(s) completa(s), por ex.: Rua das Flores N.º 1, 1.º Dto. 1111-555 Lisboa Portugal |
NOTA: Ao selecionar a opção “Mais informações” desta secção, pode acrescentar informação relativa ao setor de atividade, departamento onde exerceu funções, endereço de email e website da instituição.
Função ou Cargo Ocupado | Adiciona um título que descreva a função ou cargo ocupado, por ex.: · Mecânico de automóveis; · Técnico de manutenção; · Rececionista. As experiências profissionais podem incluir empregos remunerados ou não remunerados, bem como experiências de voluntariado. |
Entidade empregadora | Indique o nome da entidade empregadora, por exemplo, uma empresa, instituição ou organização. |
País e Cidade | Inscreva o nome da cidade e selecione o país onde decorreu a experiência profissional. |
Endereço | Inscreva o endereço da entidade empregadora, por ex.: Reparcar Rua da Fábrica Nº 5 4900-035 Viana do Castelo Portugal |
Datas | Inscreva a duração da(s) sua(s) experiência(s) profissional(ais), por ex.: De Março de 2018 a Dezembro de 2023. Caso seja a sua profissão atual, pode selecionar a opção “em curso”. |
Principais atividades e responsabilidades | Indique as suas principais funções e responsabilidades, por ex.: · Reparação e conservação de veículos; · Relações com os fornecedores; · Treinar uma equipa jovem de hóquei do escalão de Sub18. Caso necessário, quantifique as suas responsabilidades (percentagem de tempo de trabalho, duração das funções, etc.). |
Mais informações Atividade ou sector
| Indique o tipo ou sector de atividades da entidade empregadora, por ex.: · Transportes rodoviários; · Atividades de Alojamento e Restauração; · Educação. |
Departamento
| Inscreva o nome da unidade ou departamento, por ex.: · Recursos Humanos; · Informática; · Marketing e Comunicação. |
Endereço de email da organização | Inscreva o email da organização. |
Página Web da organização | Adicione o endereço de uma página web relevante para a sua experiência profissional, por exemplo, de uma organização ou de um projeto. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes, que demostrem as suas experiências e realizações. |
Ao selecionar a opção “Mais informações” desta secção, pode acrescentar informação relativa à área de estudos, classificação, competências profissionais e nível QEQ, entre outras informações relevantes.
Título da qualificação obtida | Inscreva a designação exata do certificado ou diploma obtido, por ex.: Licenciatura em LLM (Línguas e Literaturas Modernas), nas variantes Português e Francês. |
Organização prestadora de educação e formação | Inscreva a designação (e o endereço, caso necessário) e o tipo de estabelecimento frequentado, por ex.: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
Página Web
| Inscreva a página web, por ex.: www.universidade.com |
País e Cidade
| Inscreva o nome da cidade e selecione o país onde decorreu o ensino e/ou formação. |
Endereço
| Inscreva o endereço da instituição onde decorreu o ensino e/ou formação, por ex.: Rua da Luz Nº 2 4900-047 Viana do Castelo |
Datas | Inscreva a duração do ensino ou da formação pertinente, por ex.: De setembro de 2014 a junho de 2018.
Caso ainda esteja a decorrer, deve selecionar a opção “em curso”. |
Mais informações Área de estudo
| Pode selecionar as áreas de estudo do ensino e/ou formação através de lista disponível pela plataforma ou descrevê-las manualmente, por ex.: · Ciências sociais, jornalismo e informação; · Tecnologias de informação e comunicação (TIC); · Saúde e proteção social. |
Classificação final
| Indique a classificação/nota obtida tal como consta no diploma ou certificado. Pode ser um número, uma percentagem, uma letra ou menções. |
Tese | Inscreva o título da tese. |
Assunto principal / competências profissionais abrangidas | Descreva as competências obtidas através do ensino e/ou formação, apresentando um resumo das principais disciplinas ou competências profissionais lecionadas, por ex.:
Domínio geral • Português, área de integração, língua estrangeira (inglês); • Educação física e desporto.
Domínio profissional • Formação em contexto de trabalho (fabrico de pão de todos os tipos); • Ciências aplicadas à alimentação e aos equipamentos (microbiologia, bioquímica, higiene); • Tecnologia profissional (matérias-primas, higiene e segurança); • Conhecimento da empresa e do seu ambiente económico, jurídico e social.
Nota: seja conciso e privilegie as competências profissionais que valorizem o seu recrutamento. |
Nível QEQ | Selecione o seu nível de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Pode obter mais informações em https://europass.europa.eu/en/europass-digital-tools/european-qualifications-framework Níveis QEQ: · Nível 1 QEQ; · Nível 2 QEQ; · Nível 3 QEQ; · Nível 4 QEQ; · Nível 5 QEQ; · Nível 6 QEQ; · Nível 7 QEQ; · Nível 8 QEQ. |
Nível QNQ
| Inscreva informações sobre o nível da sua qualificação no país onde a obteve. |
Tipo de créditos
| Se aplicável, inscreva o tipo de créditos ou pontos associados ao ensino e/ou formação (por exemplo, ECTS). |
Número de créditos
| Se aplicável, inscreva o número de créditos ou pontos associados ao ensino e/ou formação (por exemplo, 180). |
Validade
| Se aplicável, indique a data de validade do seu diploma ou certificado de educação ou de formação. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeo relevantes que demostrem as suas experiências e realizações. |
Indique as suas aptidões e competências no âmbito das línguas estrangeiras que mencionou. Para determinar o seu nível de conhecimentos, utilize a grelha para a autoavaliação, desenvolvida pelo Conselho da Europa no âmbito do «Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas».
A grelha é composta por três categorias:
Para aferir os seus níveis de proficiência numa determinada língua, deve inserir o nível a que corresponde a sua:
COMPREENDER
Compreensão oral
A 1: Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
A 2: Sou capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vivo. Sou capaz de compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.
B 1: Sou capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Sou capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.
B 2: Sou capaz de compreender exposições longas e palestras e até seguir partes mais complexas da argumentação, desde que o tema me seja relativamente familiar. Consigo compreender a maior parte dos noticiários e outros programas informativos na televisão. Sou capaz de compreender a maior parte dos filmes, desde que seja utilizada a língua padrão.
C 1: Sou capaz de compreender uma exposição longa, mesmo que não esteja claramente estruturada ou quando a articulação entre as ideias esteja apenas implícita. Consigo compreender programas de televisão e filmes sem grande dificuldade.
C 2: Não tenho nenhuma dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral, tanto face a face como através dos meios de comunicação, mesmo quando se fala depressa, à velocidade dos falantes nativos, sendo apenas necessário algum tempo para me familiarizar com o sotaque.
Leitura
A 1: Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
A 2: Sou capaz de ler textos curtos e simples. Sou capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Sou capaz de compreender cartas pessoais curtas e simples.
B 1: Sou capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia-a-dia ou relacionada com o trabalho. Sou capaz de compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais.
B 2: Sou capaz de ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adotam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares. Sou capaz de compreender textos literários contemporâneos em prosa.
C 1: Sou capaz de compreender textos longos e complexos, literários e não literários, e distinguir estilos. Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
C 2: Sou capaz de ler com facilidade praticamente todas as formas de texto escrito, incluindo textos mais abstratos, linguística ou estruturalmente complexos, tais como manuais, artigos especializados e obras literárias.
FALAR
Interação oral
A 1: Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
A 2: Sou capaz de comunicar em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. Sou capaz de participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.
B 1: Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada. Consigo entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o dia-a-dia (por exemplo, família, passatempos, trabalho, viagens e assuntos da atualidade).
B 2: Sou capaz de conversar com a fluência e espontaneidade suficientes para tornar possível a interação normal com falantes nativos. Posso tomar parte ativa numa discussão que tenha lugar em contextos conhecidos, apresentando e defendendo os meus pontos de vista.
C 1: Sou capaz de me exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas. Sou capaz de utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais. Formulo ideias e opiniões com precisão e adequo o meu discurso ao dos meus interlocutores.
C 2: Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e mesmo utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. Sou capaz de me exprimir fluentemente e de transmitir com precisão pequenas diferenças de sentido. Sempre que tenho um problema, sou capaz de voltar atrás, contornar a dificuldade e reformular, sem que tal seja notado.
Produção oral
A 1: Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
A 2: Sou capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da minha família, de outras pessoas, das condições de vida, do meu percurso escolar e do meu trabalho atual ou mais recente.
B 1: Sou capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições. Sou capaz de explicar ou justificar opiniões e planos. Sou capaz de contar uma história, de relatar o enredo de um livro ou de um filme e de descrever as minhas reações.
B 2: Sou capaz de me exprimir de forma clara e detalhada sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de explicar um ponto de vista sobre um dado assunto, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções.
C 1: Sou capaz de apresentar descrições claras e detalhadas sobre temas complexos que integrem subtemas, desenvolvendo aspetos particulares e chegando a uma conclusão apropriada.
C 2: Sou capaz de, sem dificuldade e fluentemente, fazer uma exposição oral ou desenvolver uma argumentação num estilo apropriado ao contexto e com uma estrutura lógica tal que ajude o meu interlocutor a identificar e a memorizar os aspetos mais importantes.
Escrever
A 1: Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
A 2: Sou capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Sou capaz de escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.
B 1: Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.
B 2: Sou capaz de escrever um texto claro e pormenorizado sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de redigir um texto expositivo ou um relatório, transmitindo informação ou apresentando razões a favor ou contra um determinado ponto de vista. Consigo escrever cartas evidenciando o significado que determinados acontecimentos ou experiências têm para mim.
C 1: Sou capaz de me exprimir de forma clara e bem estruturada, apresentando os meus pontos de vista com um certo grau de elaboração. Sou capaz de escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspetos que considero mais importantes. Sou capaz de escrever no estilo que considero apropriado para o leitor que tenho em mente.
C 2: Sou capaz de escrever textos num estilo fluente e apropriado. Sou capaz de redigir de forma estruturada cartas complexas, relatórios ou artigos que apresentem um caso com uma tal estrutura lógica que ajude o leitor a aperceber-se dos pontos essenciais e a memorizá-los. Sou capaz de fazer resumos e recensões de obras literárias e de âmbito profissional.
Nesta rubrica, descreva as suas aptidões e competências de informática. As aptidões e competências informáticas abrangem o software de tratamento de texto e outros (consulta de bases de dados, navegação na Internet, competências avançadas – programação, etc.).
Agrupa as competências digitais | Adicione competências digitais a partir da lista de sugestões. Para tal, clique na competência que deseja e arraste para o lado, por ex.:
· Domínio do software Microsoft Office na ótica do utilizador (Word, Excel e PowerPoint). · Conhecimentos básicos das aplicações gráficas (Adobe Illustrator, PhotoShop). · Utilização da Internet como ferramenta de comunicação, investigação e pesquisa. · Bom domínio de redes sociais. |
Título | Adicione o título da competência adquirida, por ex.: · Liderança de equipas. · Tomada de decisão. |
Descrição
| Descreva, por extenso ou por tópicos, aptidões e competências adquiridas, mencionando o respetivo contexto, por ex.: Liderança de equipas · Gestão de uma equipa de 15 pessoas na empresa x, fez aumentar a minha capacidade de gerir pessoas e conflitos.
Tomada de decisão · Coordenação da lista da Associação de Estudantes da ITASIM, da qual fui presidente, eleita em 2019 e reeleita em 2020. O cumprimento dos respetivos programas implicou uma tomada de decisões constante, no âmbito de todas as atividades sociais, desportivas e escolares que foi possível organizar. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que demostrem as suas competências de gestão e liderança. |
Título | Adicione o título da competência adquirida, por ex.: · Gestão de tempo. · Trabalho sob pressão. |
Descrição
| Descreva, por extenso ou por tópicos, aptidões e competências adquiridas, mencionado o respetivo contexto, por ex.:
Gestão de tempo · Enquanto estudante, sempre me dediquei a múltiplas atividades em simultâneo, desde curriculares a extracurriculares, no domínio da escola, mas também artísticas e desportivas, para além das solidárias, no domínio pessoal. Durante o ensino secundário fui presidente da AE, por dois anos consecutivos, pertenci à banda filarmónica da minha cidade, fui voluntário da Associação de Animais e joguei voleibol em competições oficiais. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeo relevantes que demostrem as suas competências de organização. |
Adicione exemplos e experiências que demonstrem a sua capacidade de comunicar eficazmente em diferentes contextos.
Título | Adicione o título da competência adquirida, por ex.: · Boa capacidade de comunicação. · Espírito de equipa. |
Descrição
| Descreva, por extenso ou por tópicos, aptidões e competências adquiridas, mencionado o respetivo contexto, por ex.:
Boa capacidade de comunicação · Procuro entrar em qualquer conversa com uma mente aberta, posições flexíveis e disponibilidade para ouvir e entender pontos de vista distintos dos meus. Deste modo consigo ter conversas mais produtivas e assim receber e passar informações a outras pessoas. Estas características pessoais permitiram-me desempenhar alguns cargos de liderança ao longo da minha vida, quer enquanto estudante, desportista ou profissional.
Espírito de equipa · Tendo responsabilidade máxima na empresa x, procurei ser o exemplo, tratando toda a minha equipa de forma igual, de modo a maximizar o potencial de cada um. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que demostrem as suas competências sociais e de comunicação. |
Em função da finalidade para a qual esteja a preencher o seu CV, pode registar a sua filiação partidária ou associativa, descrevendo atividades que promovam mudanças positivas na sociedade de forma clara e objetiva.
Procure perceber primeiro se esta informação acrescenta valor à sua candidatura.
Título | Adicione o título da atividade, por ex.: · Campanhas de consciencialização; · Participação em grupos de discussão; · Participação em debates. |
Localização
| Inscreva a localização onde decorreu a atividade, por ex.: · Área Metropolitana de Lisboa. |
Datas | Inscreva a duração da atividade, por ex.: De setembro de 2019 a novembro de 2019.
Caso ainda esteja a decorrer, deve selecionar a opção “em curso”. |
Descrição
| Descreva, por extenso ou por tópicos, essa atividade, por ex.:
Campanhas de consciencialização Organização de campanhas de sensibilização da sociedade sobre direitos humanos, saúde pública e sustentabilidade ambiental. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que demostrem as suas atividades sociais e políticas. |
Selecione a(s) categoria(s) de veículos para as quais está habilitado a conduzir, por ex.:
Pode selecionar também a validade da carta de condução.
Inclua todas as conferências, seminários, e outras atividades que tenha assistido e que sejam suscetíveis de acrescentar valor à sua candidatura (temas relevantes para o cargo que pretende candidatar-se).
Título | Adicione o título da conferência ou seminário, por ex.: · Workshop sobre alojamento no turismo rural e tratamento do cliente; · Seminário sobre Empreendedorismo; · Seminário sobre Gestão de Projetos. |
Localização
| Inscreva a localização onde decorreu a atividade, por ex.: · Beja. |
Datas | Inscreva a duração do ensino ou da formação pertinente, por ex.: De março de 2020 a maio de 2020. |
Descrição
| Descreva, por extenso ou por tópicos, o tema da conferência ou seminário, por ex.: · Participação em workshop, com a presença de vários oradores sobre a satisfação do cliente em ambiente de turismo rural. |
Links | Adicione uma ligação válida que demostre as conferências e seminários. |
Nesta rubrica, descreva as distinções e prémios que obteve.
Título | Adicione o título da distinção ou prémio, por ex.: · Quadro de honra do distrito de Viseu; · Prémio Oscar; · Prémio Nobel da Economia. |
Instituto responsável pela atribuição
| Inscreva o nome da instituição responsável pela atribuição por ex.: · Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Viseu. |
Datas da atribuição | Inscreva a data da atribuição, por ex.: 15 de junho de 2016 |
Descrição
| Forneça uma breve descrição do prémio ou distinção recebido, por ex.: · Distinção atribuída aos 10 melhores estudantes do ensino profissional do distrito de Viseu. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos que apresentem as suas distinções ou prémios. |
Os seus passatempos e interesses podem dizer muito de si. Acrescente-os, se perceber que podem favorecer a sua candidatura. Para quem ainda não tem experiência profissional esta seção pode ser reveladora de competências que constituam uma mais-valia para a entidade empregadora.
Título | Adicione os seus passatempos e interesses, por ex.: · Andebol; · Fotografia; · Culinária. |
Descrição
| Forneça uma breve descrição que evidencie os seus passatempos e interesses, por ex.: · Através da fotografia estímulo a minha criatividade e atenção ao detalhe. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione uma ligação que ilustre os seus passatempos e interesses. |
Nesta rubrica, descreva os seus projetos que desenvolveu ao longo do seu percurso académico ou profissional, destacando as suas aptidões, contribuições e realizações.
Título | Adicione o título do projeto, por ex.: · Projeto de construção de uma ponte sustentável sobre o rio; · Campanha de Marketing Direto e Digital para lançamento de um novo produto; · Desenvolvimento de um software na área da gestão de clientes. |
Datas da atribuição | Inscreva a duração do projeto, por ex.: De janeiro de 2008 a agosto de 2014.
Caso ainda esteja a decorrer, deve selecionar a opção “em curso”. |
Descrição
| Forneça uma breve descrição do projeto, por ex.: · O projeto visa a criação de uma infraestrutura de transporte, segura e duradoura, que facilite a conetividade entre as margens do rio. A ponte será projetada e construída de modo a garantir a sustentabilidade ambiental do meio envolvente. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeo que mostrem os seus projetos. |
Pode descrever as suas publicações acadêmicas, científicas ou profissionais das quais tenha sido autor ou coautor. Destaque a sua contribuição para a pesquisa, investigação e conhecimento sobre uma determinada área.
Título | Adicione o título ou nome da publicação, por ex.: · Artigo em revista científica, com título “A influência da tecnologia na Educação”. · Livro com título “Inteligência artificial e o futuro do trabalho”. · Relatório técnico sobre testes de segurança de software. |
Ano | Selecione o ano da publicação, por ex.: 2022 |
URL | Adicione um link válido para a sua publicação. |
Referência | Adicione o autor(es), ano de publicação, título, título do periódico, volume, página(s). |
Descrição
| Forneça uma breve descrição, por extenso ou por tópicos, que realce a sua publicação, por ex.: · Este artigo produziu impactos na educação, ao assegurar novas metodologias de ensino, que podem potenciar o processo de aprendizagem. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que mostrem as suas publicações. |
Descreva as recomendações profissionais ou académicas que recebeu de chefes, supervisores, diretores, professores ou outros contactos relevantes. Destaque as suas aptidões e competências profissionais ou académicas.
Nome | Adicione o nome da pessoa que escreveu a recomendação, por ex.: · Américo dos Santos Canavarro. |
Função | Adicione a função desempenhada pela pessoa da recomendação, por ex.: · Presidente ITASIM. |
Endereço de email | Introduza o endereço de email, por ex.: · canavarro1952@globalsystem.com.pt |
Número de telemóvel | Introduza o número de telefone, por ex.: · +351 901 234 567. |
Descrição
| Introduza a recomendação que a pessoa escreveu, por extenso ou por tópicos, por ex.: · Tive a oportunidade de conhecer a Joana logo que entrou para o Instituto. Desde muito cedo percebi, estarmos na presença de uma jovem com uma grande ambição e bastante proativa. Ajudou bastante o Instituto em todos os eventos organizados para estudantes, disponibilizando-se de forma altruísta e desinteressada. Participou ativamente em muitas das atividades extracurriculares disponíveis, o que lhe granjeou bastante notoriedade junto da comunidade escolar, não só dos seus pares, mas também do corpo auxiliar e docente. Por tudo o que acabei de referir, auguro-lhe um futuro promissor, certo de que será uma mais-valia para o staff de qualquer empresa que vier integrar. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que mostrem essas recomendações. |
Nesta rubrica, descreva as redes profissionais, associações ou outras organizações, de que faz parte ou é membro ativo. Inclua qualquer associação profissional, clube ou grupo organizado, que seja relacionado com áreas de atividade a que esteja a candidatar-se.
Título | Adicione o nome da organização, por ex.: · Ordem dos advogados; · Associação de Futebol de Aveiro; · Sociedade Filarmónica União. |
Localização
| Inscreva a localização da rede ou associação, por ex.: · Lisboa. |
Datas | Assinale a duração dessa atividade, por ex.: De janeiro de 2015 – em curso.
Caso esteja atualmente ativo na rede ou associação que descreveu, pode selecionar a opção “em curso”. |
Descrição
| Forneça uma breve descrição, por extenso ou por tópicos, que realce as suas responsabilidades e funções, por ex.: · Na ordem dos advogados presto assistência jurídica e faço gestão de processos. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que demostrem a sua participação em redes e associações. |
Descreva trabalhos que demonstrem a sua criatividade e habilidades artísticas. Esta seção pode ser útil para profissionais que trabalhem em áreas afins, como design, arte, fotografia, escrita criativa, entre outras.
Título | Adicione o título da obra, por ex.: · Design gráfico; · Arte visual; · Fotografia. |
Datas da atribuição | Descreva a duração do trabalho, por ex.: De janeiro de 2017 a junho de 2017.
Caso esteja ativo no trabalho que descreveu, pode selecionar a opção “em curso”. |
Descrição
| Faça uma descrição, por extenso ou por tópicos, que realce o seu trabalho criativo, por ex.: · Criação de slogans e designs criativos para uma nova campanha publicitária. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que revelem os seus trabalhos criativos. |
Descreva as suas experiências de trabalho voluntário e atividades de serviço comunitário. Pode incluir trabalho não remunerado, como voluntariado em instituições de solidariedade, projetos sociais, atividades ambientais, entre outros.
Título | Adicione um título ou nome da atividade, por ex.: · Voluntariado na Associação Animais de Estimação; · Assistente de eventos; · Voluntariado ambiental. |
Datas da atribuição | Inscreva a duração da atividade, por ex.: De outubro de 2012 – em curso.
Caso esteja ativo na atividade que descreveu, pode selecionar a opção “em curso”. |
Descrição
| Faça uma descrição, por extenso ou por tópicos, que realce as suas ações de voluntariado, por ex.: · Recolha, tratamento de animais e participação em peditórios de recolha de alimentos e artigos animais. |
Hiperligação para ficheiro ou vídeo | Adicione links para ficheiros ou vídeos relevantes que mostrem as suas ações de voluntariado. |
Pode adicionar outras secções, tais como “Situação militar”, caso esta seja pertinente para a empresa a que se candidata, ou “Pessoas de contacto”, entre outras.
Antes de começar a redigir o seu curriculum vitae, passe em revista alguns princípios importantes:
Redija o seu CV num estilo cuidado.
Apresente as suas competências e qualificações de forma a valorizar os seus pontos fortes.
Nenhum aspecto de forma nem de fundo deve ser negligenciado. Como é evidente, são de evitar erros ortográficos, de sintaxe ou de pontuação.
Um CV deve ser breve: na maioria das vezes, duas páginas são suficientes para valorizar o seu perfil. Em determinados países, três páginas poderão parecer excessivas, mesmo se tiver uma vasta experiência profissional;
Caso a sua experiência profissional ainda não seja extensa (por ex., se acabou de sair da escola ou da universidade), inverta a ordem das rubricas e comece pela rubrica «Formação académica e profissional»); evidencie os estágios que tiver efetuado (ver os exemplos de CV);
· Realce as informações essenciais suscetíveis de conferir um valor acrescentado à sua candidatura: poderá ainda omitir uma experiência profissional antiga ou não relevante para a sua candidatura.
Leia e releia atentamente o seu CV, antes de o enviar ao recrutador, verificando se corresponde ao perfil pretendido; realce os elementos suscetíveis de valorizar a sua candidatura. Procure informar-se sobre a empresa em questão, de forma a adaptar o CV ao perfil pretendido.
Atenção: Seja honesto. Não “empole” o seu CV para não correr o risco de cair no descrédito se vier a beneficiar de uma entrevista.
O CV Europass permite-lhe apresentar as suas habilitações, aptidões e competências de forma lógica e compreensível:
Nota:
Seja claro e conciso
A leitura do CV deve permitir ao entrevistador conhecer o seu perfil em apenas alguns segundos. Por conseguinte:
Elimine as rubricas para as quais não tem qualquer elemento pertinente (por exemplo, se não possuir qualquer aptidão ou competência artística – ver página 2 do modelo) ou se considerar que as rubricas em causa não conferem um valor acrescentado à sua candidatura. Para o efeito, utilize a função «cortar» do tratamento de texto. Todas as rubricas assinaladas com um asterisco são facultativas e podem ser eliminadas, se as considerar irrelevantes.
Releia atentamente o seu CV de forma a eliminar eventuais erros ortográficos, de sintaxe ou pontuação, e a certificar-se de que está formulado de forma clara e lógica.
Peça a uma terceira pessoa que leia o seu CV, de modo a certificar-se que está bem redigido, apresenta um conteúdo claro e é facilmente compreendido.
Para esse efeito, poderá:
(a) Utilizar a interface do website Europass. O seu CV poderá então ser guardado num diretório à sua escolha.
(b) Carregar o modelo numa língua à sua escolha a partir do mesmo site, guardando-o no disco rígido do seu computador. Poderá então prosseguir com o preenchimento das várias rubricas, inscrevendo os seus dados pessoais na coluna da direita.
Consulte os exemplos de CV fornecidos no website.
Atenção:
Insira a sua fotografia neste local (facultativo).
Notas:
Apelido(s) / Nome(s) (facultativo) | Escreva o(s) seu(s) apelido(s) (de preferência, em maiúsculas pequenas) e nome(s), por ex.: Moreira, António Pedro, em conformidade com as regras em vigor no seu país Nota: se tiver vários nomes próprios, comece pelo que utiliza normalmente. |
Morada(s) (facultativo) | Inscreva a(s) sua(s) morada(s) completa(s), por ex.: Rua de Santa Catarina, n.º 63 P-1250-350 Lisboa Nota: · Indique claramente a morada através da qual pode ser contactado rapidamente. Caso a sua morada do momento seja diferente da sua morada permanente, pode inscrever várias moradas, precisando os períodos em que pode ser contactado em cada uma; · A ordem dos elementos da morada pode variar conforme os países; respeite as regras em vigor no seu país de residência, para facilitar o encaminhamento rápido da correspondência postal; não se esqueça do código do país em caso de candidatura no estrangeiro, por ex.: P-1250 Lisboa, ver exemplos de CV; · No caso da Irlanda, do Reino Unido e dos Países Baixos, o nome do país é referido por extenso: Dublin 2 Ireland … London SW1P 3AT United Kingdom … 2500 EA Den Haag Nederland |
Telefone(s) (facultativo) | Inscreva o(s) número(s) de telefone para o(s) qual(is) deseja ser contactado. Caso necessário, indique os dias e horas em que é possível contactá-lo (para permitir um contacto rápido), por ex.: 214 34 67 89 Telemóvel: 965 12 34 56 78. Notas: · Se desejar enviar o seu CV para diferentes países, indique o prefixo do país e, eventualmente, o prefixo regional, entre parêntesis e ligados por um hífen; exemplo: (351-22) 375 40 31 para um número de telefone da região do Porto; · Separe o número principal em grupos de dois a partir da direita, devendo o último grupo conter três algarismos caso o número seja ímpar (os grupos devem ser separados por um espaço e não por um ponto; exemplo de um número de telefone da região de Bruxelas: (32-2) 220 20 20. |
Fax: (facultativo) | Inscreva o(s) seu(s) número(s) de fax, aplicando as mesmas regras indicadas para o(s) número(s) de telefone, por ex. (351) 223 34 67. |
Correio eletrónico (facultativo) | Inscreva o(s) seu(s) endereço(s) eletrónico(s), especificando se se trata do seu endereço pessoal ou profissional, por ex.: jsandrade@weblink.pt |
Nacionalidade (facultativo) | Inscreva a sua nacionalidade, por ex.: Portuguesa. |
Data de nascimento (facultativo) | Inscreva a sua data de nascimento (dd/mm/aaaa), por ex.: 02.04.1963. Nota: a indicação da idade num CV pode ser considerada um elemento discriminatório. |
Género (facultativo) | Indique o género a que pertence. Nota: a indicação do género num CV pode ser considerada um elemento discriminatório. |
Emprego pretendido / Área de competência (facultativo) | Especifique qual o posto a que se candidata ou a sua área de competência, por exemplo: Administrador de bases de dados Nota: esta rubrica fornece uma perspetiva imediata do seu perfil e deve, por isso, ser preenchida com o máximo de cuidado. |
Nesta rubrica, descreva separadamente os cargos pertinentes ocupados até à data, começando pelo mais recente.
Notas:
Datas | Inscreva a duração da experiência profissional pertinente, por ex.: De Março de 2017 a Dezembro de 2019. |
Função ou Cargo Ocupado | Indique a função ou cargo ocupado, por ex.: · Mecânico de automóveis; · Técnico de manutenção; · Rececionista. |
Principais atividades e responsabilidades | Indique as suas principais funções e responsabilidades, por ex.: · Reparação e conservação de veículos; · Relações com os fornecedores; · Atendimento ao público. Caso necessário, quantifique as suas responsabilidades (percentagem de tempo de trabalho, duração das funções, etc.). |
Nome e endereço do empregador | Inscreva o nome e o endereço da entidade empregadora, por ex.: Reparcar, Rua da Fábrica, nº 5, P-4900 Viana do Castelo.
Nota: se necessário, forneça outras informações adicionais (telefone, fax, endereço eletrónico ou website), por ex.: · Tel. (351) 223 34 67 89; · Fax (351) 223 12 45 68; · Correio eletrónico: dub@aho.fr; · Site Internet: http://www.dub.org. |
Tipo de empresa ou sector | Indique o tipo ou sector de atividades da entidade empregadora, por ex.: · Transportes rodoviários; · Gabinete de auditoria financeira; · Fabrico de peças automóveis. |
Nesta rubrica, descreva separadamente os cursos e formação concluídos, isto é, sancionados por um certificado ou um diploma, começando pelo mais recente.
Notas:
Datas | Inscreva a duração do ensino ou da formação pertinente, por ex.: De Setembro de 2010 a Junho de 2015. |
Designação da qualificação atribuída | Inscreva a designação exata do certificado ou diploma obtido, por ex.: Licenciatura em LLM (Línguas e Literaturas Modernas), nas variantes Português e Francês.
Nota: Evite o emprego de abreviaturas isoladamente (ex. LLM). |
Principais disciplinas/ competências profissionais | Apresente um resumo das principais disciplinas ou competências profissionais lecionadas no curso ou formação correspondente, reagrupando-as, caso necessário, para efeitos de concisão, por ex.: Domínio geral · Português, área de integração, língua estrangeira (inglês); · Educação física e desporto.
Domínio profissional · Formação em contexto de trabalho (fabrico de pão de todos os tipos); · Ciências aplicadas à alimentação e aos equipamentos (microbiologia, bioquímica, higiene); · Tecnologia profissional (matérias-primas, higiene e segurança); · Conhecimento da empresa e do seu ambiente económico, jurídico e social. Nota: seja conciso e privilegie as competências profissionais valorizadoras para o seu recrutamento. |
Nome e tipo da organização de ensino ou formação | Indique a designação (e o endereço, caso necessário) e o tipo de estabelecimento frequentado, por ex.: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Largo da Porta Férrea P-3000-447 Coimbra. |
Classificação obtida a nível nacional ou internacional (facultativo) | Caso o certificado/diploma corresponda a uma classificação nacional ou internacional existente, indique exatamente a classificação (classificação nacional, ISCED, etc.); caso necessário, informe-se junto da entidade que emitiu o certificado/diploma.
Para mais informações sobre a classificação ISCED (International Standard Classification of Education) da UNESCO, consulte o site: http://www.uis.unesco.org/TEMPLATE/pdf/isced/ISCED_A.pdf
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As rubricas infra permitem-lhe apresentar as várias aptidões e competências adquiridas quer ao longo da sua vida, quer no decurso da sua atividade profissional, incluindo aquelas que foram obtidas fora do âmbito da sua formação. Assim, poderá apresentar uma lista completa das suas aptidões e competências. As diferentes rubricas (línguas, aptidões e competências sociais, de organização, técnicas, de informática e outras) permitem-lhe apresentar as competências adquiridas quer no âmbito do seu percurso educativo e formativo (durante os estudos), em seminários ou cursos de formação contínua, quer de modo não formal ou informal (no decurso da sua atividade profissional ou no âmbito das suas atividades de lazer).
Nota geral: suprima as rubricas relativamente às quais não tenha elementos pertinentes a mencionar. Para o efeito, utilize a função «cortar» do tratamento do texto.
Língua(s) materna(s) | Inscreva a(s) sua(s) língua(s) materna(s), por ex.: Português |
Outras línguas (facultativo)
Autoavaliação Nível europeu Francês | Nota: Indique as suas aptidões e competências no âmbito das línguas estrangeiras. Para determinar o seu nível de conhecimentos, utilize a grelha de autoavaliação proposta pelo Conselho da Europa (capacidade de compreender, falar e escrever numa língua estrangeira). Cf. instruções infra.
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A grelha para a autoavaliação foi desenvolvida pelo Conselho da Europa no âmbito do «Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas».
A grelha é composta por três categorias:
Para avaliar os seus níveis de conhecimentos de uma língua estrangeira, leia as descrições infra e, para cada rubrica (Compreensão do oral, Leitura, Interação oral, Produção oral, Escrita) insira o nível correspondente (por ex.: Utilizador independente – B1).
COMPREENDER
Compreensão do oral
A 1: Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
A 2: Sou capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vivo. Sou capaz de compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.
B 1: Sou capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Sou capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.
B 2: Sou capaz de compreender exposições longas e palestras e até seguir partes mais complexas da argumentação, desde que o tema me seja relativamente familiar. Consigo compreender a maior parte dos noticiários e outros programas informativos na televisão. Sou capaz de compreender a maior parte dos filmes, desde que seja utilizada a língua padrão.
C 1: Sou capaz de compreender uma exposição longa, mesmo que não esteja claramente estruturada ou quando a articulação entre as ideias esteja apenas implícita. Consigo compreender programas de televisão e filmes sem grande dificuldade.
C 2: Não tenho nenhuma dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral, tanto face a face como através dos meios de comunicação, mesmo quando se fala depressa, à velocidade dos falantes nativos, sendo apenas necessário algum tempo para me familiarizar com o sotaque.
Leitura
A 1: Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
A 2: Sou capaz de ler textos curtos e simples. Sou capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Sou capaz de compreender cartas pessoais curtas e simples.
B 1: Sou capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia-a-dia ou relacionada com o trabalho. Sou capaz de compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais.
B 2: Sou capaz de ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adotam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares. Sou capaz de compreender textos literários contemporâneos em prosa.
C 1: Sou capaz de compreender textos longos e complexos, literários e não literários, e distinguir estilos. Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
C 2: Sou capaz de ler com facilidade praticamente todas as formas de texto escrito, incluindo textos mais abstratos, linguística ou estruturalmente complexos, tais como manuais, artigos especializados e obras literárias.
FALAR
Interação oral
A 1: Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
A 2: Sou capaz de comunicar em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. Sou capaz de participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.
B 1: Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada. Consigo entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o dia-a-dia (por exemplo, família, passatempos, trabalho, viagens e assuntos da atualidade).
B 2: Sou capaz de conversar com a fluência e espontaneidade suficientes para tornar possível a interação normal com falantes nativos. Posso tomar parte ativa numa discussão que tenha lugar em contextos conhecidos, apresentando e defendendo os meus pontos de vista.
C 1: Sou capaz de me exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas. Sou capaz de utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais. Formulo ideias e opiniões com precisão e adequo o meu discurso ao dos meus interlocutores.
C 2: Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e mesmo utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. Sou capaz de me exprimir fluentemente e de transmitir com precisão pequenas diferenças de sentido. Sempre que tenho um problema, sou capaz de voltar atrás, contornar a dificuldade e reformular, sem que tal seja notado.
Produção oral
A 1: Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
A 2: Sou capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da minha família, de outras pessoas, das condições de vida, do meu percurso escolar e do meu trabalho atual ou mais recente.
B 1: Sou capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições. Sou capaz de explicar ou justificar opiniões e planos. Sou capaz de contar uma história, de relatar o enredo de um livro ou de um filme e de descrever as minhas reações.
B 2: Sou capaz de me exprimir de forma clara e detalhada sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de explicar um ponto de vista sobre um dado assunto, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções.
C 1: Sou capaz de apresentar descrições claras e detalhadas sobre temas complexos que integrem subtemas, desenvolvendo aspetos particulares e chegando a uma conclusão apropriada.
C 2: Sou capaz de, sem dificuldade e fluentemente, fazer uma exposição oral ou desenvolver uma argumentação num estilo apropriado ao contexto e com uma estrutura lógica tal que ajude o meu interlocutor a identificar e a memorizar os aspetos mais importantes.
Escrever
A 1: Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
A 2: Sou capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Sou capaz de escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.
B 1: Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.
B 2: Sou capaz de escrever um texto claro e pormenorizado sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de redigir um texto expositivo ou um relatório, transmitindo informação ou apresentando razões a favor ou contra um determinado ponto de vista. Consigo escrever cartas evidenciando o significado que determinados acontecimentos ou experiências têm para mim.
C 1: Sou capaz de me exprimir de forma clara e bem estruturada, apresentando os meus pontos de vista com um certo grau de elaboração. Sou capaz de escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspetos que considero mais importantes. Sou capaz de escrever no estilo que considero apropriado para o leitor que tenho em mente.
C 2: Sou capaz de escrever textos num estilo fluente e apropriado. Sou capaz de redigir de forma estruturada cartas complexas, relatórios ou artigos que apresentem um caso com uma tal estrutura lógica que ajude o leitor a aperceber-se dos pontos essenciais e a memorizá-los. Sou capaz de fazer resumos e recensões de obras literárias e de âmbito profissional.
Notas:
Aptidões e competências sociais (facultativo) | O que significam? Por aptidões e competências sociais entende-se a capacidade de viver e trabalhar com outras pessoas, no âmbito de postos de trabalho onde a comunicação é importante, em situações onde o espírito de equipa é fundamental (por ex.: na cultura e no desporto), em ambientes interculturais, etc. Descreva as suas aptidões e competências sociais, por ex.: · Espírito de equipa; · Capacidade de adaptação a ambientes multiculturais; · Boa capacidade de comunicação (por ex.: de redigir claramente uma informação ou de a transmitir com eficiência); · Etc. Precise em que contexto foram adquiridas (formação, seminários, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Aptidões e competências de organização (facultativo) | O que significam? Por aptidões e competências de organização entende-se a capacidade de coordenar e gerir projetos ou orçamentos, em contexto profissional, em atividades de solidariedade social (por ex. na cultura e no desporto), bem como na esfera privada. Descreva as suas aptidões e competências de organização, por ex.: · Capacidade de liderança (atualmente, dirijo uma equipa de 10 pessoas); · Sentido de organização (experiência em logística); · Capacidade de gestão de projetos e de equipas. Precise em que contexto foram adquiridas (formação, seminários, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Aptidões e competências técnicas (facultativo) | O que significam? Por aptidões e competências técnicas entende-se o domínio de equipamentos ou máquinas específicas (não informáticos), ou as aptidões e competências de caráter técnico adquiridas numa área específica (indústria transformadora, setor da saúde, setor bancário, etc.). Descreva as suas aptidões e competências, por ex.: · Implementação de processos de controlo da qualidade (fui responsável pela auditoria da qualidade no meu departamento); etc. Precise em que contexto foram adquiridas (formação, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Aptidões e competências informáticas (facultativo) | O que significam? As aptidões e competências informáticas abrangem o software de tratamento de texto e outros (consulta de bases de dados, navegação na Internet, competências avançadas – programação, etc.). Descreva as suas aptidões e competências de informática, por ex.: · Domínio do software Office™ (Word™, Excel™ e PowerPoint™); · Conhecimentos básicos das aplicações gráficas (Adobe Illustrator™, PhotoShop™). Precise em que contexto foram adquiridas (formação, seminário, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Aptidões e competências artísticas (facultativo) | Indique as suas aptidões e competências artísticas que representem uma vantagem (música, escrita, desenho, etc.), por ex.: · Conhecimentos de piano. Precise em que contexto foram adquiridas (formação, seminário, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Outras aptidões e Competências (facultativo) | Indique outras aptidões e competências suscetíveis de representar um fator preferencial (hobbies, desporto, responsabilidades associativas, etc.) que não tenham sido referidas nas rubricas anteriores, por ex.: · Prática de trekking. Precise em que contexto foram adquiridas (formação, seminário, contexto profissional, vida associativa, atividades recreativas, etc.). |
Carta(s) de condução (facultativo) | Indique aqui a(s) categoria(s) de veículos para as quais a(s) carta(s) de condução de que é titular o habilitam, por ex.: · Carta de condução da categoria B. |
Informação adicional (facultativo) | Indique nesta rubrica quaisquer informações que considere de utilidade por ex.: · Publicações ou trabalhos de investigação; · Membro de uma organização profissional, etc.; · Situação militar (caso seja pertinente); · Pessoas de contacto ou de referência (nome, profissão e elementos de contacto – ver nota infra); · Situação familiar. Exemplo: Publicação Artigo: «O Dicionário Interativo na aprendizagem da Língua de especialidade», Revista Terminologias 11, Termip, Associação de Terminologia Portuguesa. Notas: · Não indique os elementos de uma pessoa de contacto sem ter obtido o seu acordo prévio. É preferível inscrever a menção: «Referências fornecidas a pedido» para não sobrecarregar o curriculum vitae; · Inclua uma breve descrição de eventuais obras publicadas ou trabalhos de investigação; especifique o tipo de documento (tese, artigo, relatório, etc.); · Elimine esta rubrica se não tiver nada a declarar. |
Anexos (facultativo) | Enumere os documentos eventualmente anexados ao CV, por ex.: · Cópias de diplomas e certificados, incluindo dos comprovativos de frequência de cursos de formação contínua que não são sancionados por certificado ou diploma; · Certificados de trabalho ou de estágio; · Obras publicadas ou trabalhos de investigação; etc. · Nota: · Enumere os documentos juntos numa ordem lógica (por exemplo, agrupe e, se necessário, numere, os diplomas, certificados de trabalho, etc.) para facilitar a leitura; · Para evitar o risco de extravio, não envie os originais dos certificados e diplomas, mas sim fotocópias. |
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