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Perguntas mais frequentes

EUROPASS

O Europass disponibiliza ferramentas que o ajudarão a registar competências, qualificações e experiências e a procurar novos empregos ou oportunidades de aprendizagem.

 

No Europass, encontrará informações úteis e os pontos de contacto fornecidos por fontes europeias e nacionais de confiança, que lhe permitirão tomar decisões mais fundamentadas sobre a sua carreira profissional.

 

Pode registar-se para criar o seu perfil e tirar o melhor proveito de todas as ferramentas e informações disponíveis no Europass.

Se se registar no Europass, terá acesso a todas estas ferramentas:

  • O Perfil Europass — é um espaço pessoal gratuito em linha para registar as suas competências, qualificações e experiências;
  • A Biblioteca Europass — é um espaço onde pode guardar, partilhar e organizar os seus documentos;
  • Os meus interesses — é um espaço onde pode refletir e identificar os seus interesses em matéria de carreira profissional ou de aprendizagem;
  • As minhas competências — aqui encontra uma visão geral das competências que preencheu no seu perfil;
  • Editor em linha — com esta ferramenta, pode criar diferentes CV e cartas de apresentação para preparar as suas candidaturas;
  • Pesquisa de empregos e cursos — terá acesso a uma grande base de dados de empregos e cursos em toda a Europa.

Mesmo que não esteja registado, pode aceder a algumas ferramentas, incluindo o editor em linha e a pesquisa de empregos e cursos.

O Europass é um conjunto gratuito de ferramentas e informações em linha disponibilizadas pela Comissão Europeia. Não tem custos ocultos, nem encargos adicionais. Todos os serviços disponibilizados pelo Europass são gratuitos e nunca terá de fornecer quaisquer informações bancárias ou fazer pagamentos. Se receber este tipo de pedido, contacte as autoridades nacionais competentes.

Utilização do Europass

Para se registar no Europass, deve criar uma conta «EU login», que é o serviço de autenticação da Comissão Europeia. Para o efeito, introduza o seu endereço eletrónico e defina uma palavra-passe. Receberá uma mensagem eletrónica com uma ligação que permite concluir o processo de registo. Pode começar a utilizar o Europass enquanto utilizador registado. Os utilizadores registados têm pleno acesso a todas as ferramentas Europass, incluindo o perfil, a biblioteca e as sugestões de empregos e cursos.

Clique no botão «Não te lembras da palavra-passe?» na página de registo. Atenção: se a conta estiver bloqueada, não pode solicitar uma nova palavra-passe. 

Sim, pode utilizar o Europass em tablets e telemóveis, em diversos programas de navegação.

Atualize o programa de navegação ou utilize um motor de busca diferente, por exemplo, uma versão recente de Firefox, Chrome ou Internet Explorer. 

O Europass está disponível nas seguintes línguas dos países Europass participantes:

  1. Búlgaro;
  2. Croata;
  3. Checo;
  4. Dinamarquês;
  5. Neerlandês;
  6. Inglês;
  7. Estónio;
  8. Finlandês;
  9. Francês;
  10. Alemão;
  11. Grego;
  12. Húngaro;
  13. Islandês;
  14. Irlandês;
  15. Italiano;
  16. Letão;
  17. Lituano;
  18. Macedónio;
  19. Maltês;
  20. Norueguês;
  21. Polaco;
  22. Português;
  23. Romeno;
  24. Sérvio;
  25. Eslovaco;
  26. Esloveno;
  27. Espanhol;
  28. Sueco;
  29. Turco;
  30. Ucraniano. 

O Europass oferece sugestões de empregos e cursos de acordo com as suas competências e interesses, que forneceu no seu perfil e nas ferramentas “minhas competências” ou “meus interesses”.

Selecione a opção “Definições” no campo “Eu”.

Clique em “Definições de sugestões personalizadas”.

Em “Gerir sugestões”, clique em editar.

Mude o botão da direita para ON, de modo a poder receber sugestões de empregos e cursos. Poderá ver sugestões personalizadas no seu painel Europass.

Não se esqueça de guardar as alterações!

Sim, se não conseguiu utilizar o Europass devido à sua instabilidade, pode consultar a página de registo de erros, que descreve as datas e horários em que o Europass esteve inacessível total ou parcialmente, devido a manutenções técnicas planeadas ou problemas técnicos inesperados.

Europass CV e Carta de Apresentação

Certifique-se que carregou a fotografia em formato correto: PNG, JPG.

Se for o caso, certifique-se que o ficheiro não excede os 20 MB.

Atualmente, pode guardar o seu Europass CV em formato PDF.

Pode guardar o Europass CV na “Biblioteca” Europass (apenas para utilizadores registados) ou então descarregando-o para o seu dispositivo.

Se é um utilizador registado, pode guardar o Europass CV na biblioteca e atualizá-lo a qualquer momento. Se é utilizador convidado, pode importar o Europass CV para o editor em linha e atualizá-lo. De seguida, descarregue o CV em formato PDF.

Se pretender, com o editor Europass CV, pode acrescentar, eliminar e alterar secções do seu CV. Também pode criar secções personalizadas, com títulos elaborados por si, em função das necessidades e experiências individuais. 

Depois de preencher as secções que interessem, pode escolher um modelo de CV adequado, a partir de uma lista de diferentes modelos. Desta forma, pode adaptar o aspeto visual e o formato do CV para cada candidatura. 

Se for utilizador convidado, as informações do seu perfil Europass estarão disponíveis 48 horas após a última visita. 

Enquanto utilizador registado, a sua informação fica guardada por mais tempo e tem a possibilidade de guardar os Europass CV e cartas de apresentação na sua biblioteca Europass. 

Sim, pode utilizar os diferentes modelos disponíveis. Os utilizadores registados podem guardar as diferentes versões do CV na biblioteca Europass. Os utilizadores convidados podem descarregar as diferentes versões do Europass CV e atualizá-las posteriormente. 

Pode criar o seu perfil, o Europass CV e a carta de apresentação em 30 línguas diferentes. No entanto, o Europass não traduz as informações que já forneceu no seu perfil ou outros documentos.

Se criou um CV ou uma carta de apresentação Europass antes de julho de 2020, pode importar esses documentos para o editor em linha e atualizá-los. Também pode registar-se de modo a criar um perfil Europass e guardar esses documentos na biblioteca, para poder ter acesso e partilhá-los. 

Para cancelar a publicação do seu Europass CV na EURES, tem de:
Iniciar sessão na sua conta Europass;
Selecionar “Cancelar a publicação do seu CV na EURES” em “Definições da conta”;
Clicar em “Cancelar publicação do CV” no pop-up que aparece, para confirmar se tem a certeza de que pretende cancelar a publicação do seu CV na EURES.

Pode reordenar as seções manualmente de modo a exibi-las na ordem desejada.

Para mover uma seção inteira:

Clique nas setas azuis que vê no lado esquerdo dessa secção.

Para mover itens dentro de uma seção:

Mova o rato para a esquerda desse item. O cursor terá uma forma diferente (uma cruz/mais). Em seguida, pode clicar, segurar e movê-lo para cima ou para baixo (arrastar e soltar), dependendo de onde deseje colocar esse item.

Pode partilhar os seus documentos diretamente a partir da Biblioteca Europass ou adicionar uma secção no seu CV Europass com ligação ao(s) documento(s) da sua Biblioteca Europass.
Partilha do(s) documento(s) da sua Biblioteca Europass enquanto utilizador registado:
Passo 1: Selecione o(s) documento(s) que deseja compartilhar, clicando na caixa de seleção (canto superior esquerdo de cada documento);
Passo 2: Escolha “Partilhar” entre as opções apresentadas;       
Passo 3: Pode optar por ajustar a duração do link para os seu(s) documento(s), no pop-up exibido;
Passo 4: Clique no botão “Gerar um link”.
Receberá um link que pode partilhar.
Pode também adicionar esta ligação ao seu Europass CV.
Atenção que os artigos que carregar na biblioteca Europass não serão automaticamente incluídos no seu CV Europass.

Para criar a sua carta de apresentação, os seguintes campos são obrigatórios:

  • Idioma da carta de apresentação.
  • Formato de data.
  • Nome(s) próprio(s).
  • Sobrenome(s).
  • Assunto.
  • Saudações de abertura (por favor, preencha ambas as caixas, mesmo que apenas uma delas seja indicada como obrigatória).
  • O seu nome (na seção “desfecho”).

Os outros campos não são obrigatórios. No entanto, deve preencher o campo número de telefone com o código do país. Da mesma forma, se preencher um endereço, selecione o país.

Perfil Europass

O perfil Europass é o seu espaço pessoal, onde pode registar as suas competências, aprendizagens, experiências profissionais e outras informações úteis. Pode registar e ver todas as suas competências e experiências num espaço único e pode ainda utilizar essas informações para criar CVs Europass. 

O seu perfil Europass é um espaço pessoal, onde pode registar todas as suas competências, percurso educativo, experiências profissionais e outras informações.

O perfil é uma área destinada a compilar e organizar as suas informações. Pode utilizar todas ou algumas dessas informações para criar  um CV e candidatar-se a um emprego ou oportunidade de aprendizagem.

A opção “Criar CV” facilita a criação de um ou vários CV a partir do seu perfil Europass. 

Com o CV Europass pode:

  • Criar e atualizar o seu CV em 30 idiomas.
  • Escolher entre os vários modelos de Europass CV.
  • Guardar o seu CV no seu dispositivo ou na biblioteca Europass.
  • Partilhar o seu CV com terceiros.

O seu perfil Europass é pessoal. Vá à página inicial e clique no botão «Criar o meu perfil Europass». Será encaminhado para as sucessivas etapas de criação do seu perfil Europass. Uma vez preenchido o perfil básico (educação e formação, experiência profissional, competências linguísticas, competências digitais), poderá atualizar e alterar as restantes secções com outros projetos, realizações e competências.

Se se registar no Europass, poderá acrescentar mais secções e criar um perfil alargado, com um registo das suas competências, qualificações e experiências num único espaço.

Se não se registar, não poderá guardar um perfil permanente ou aceder a outras ferramentas como “A minha biblioteca” ou “As minhas competências”.

A secção do Europass intitulada «As minhas competências» dá-lhe uma panorâmica das competências que possui com base nas informações que vai acrescentando ao seu perfil. As informações que constam dessa secção serão utilizadas para lhe propor empregos personalizados e sugestões de cursos.

A sua biblioteca Europass é um espaço em linha, associado ao seu perfil, onde pode guardar ficheiros relacionados com a sua carreira profissional e os seus estudos. Pode carregar e partilhar os seus CV Europass, cartas de apresentação, credenciais digitais, prémios, certificados, diplomas e outros documentos importantes. Nunca guarde documentos que contenham informações pessoais sensíveis na sua biblioteca Europass.

Na secção do Europass intitulada «Os meus interesses», os utilizadores registados podem descrever os seus interesses e objetivos. Pode selecionar uma lista dos principais objetivos relacionados com a sua carreira, os seus estudos ou outras oportunidades, como experiências de voluntariado ou viagens. Pode também indicar locais da sua preferência, selecionando as cidades e os países que preferir. Por último, pode enumerar temas e competências que gostaria de aprofundar. As informações que constam dessa secção serão utilizadas para lhe propor empregos personalizados e sugestões de cursos.

O seu perfil Europass é privado, mas pode partilhar uma ligação a esse espaço pessoal com empregadores, instituições de ensino ou orientadores profissionais, para pedir ajuda ou como parte das suas candidaturas. Pode optar por partilhar todo o perfil ou apenas algumas secções. Pode partilhar o seu perfil durante um determinado período e cancelar essa ligação a qualquer momento, para que deixe de ser visível a outras partes. Certifique-se sempre de que conhece a pessoa ou a entidade com quem partilha o seu perfil e nunca partilhe informações pessoais sensíveis.

Entre no seu Perfil Europass:
Clique onde diz “Partilhar”;
Selecione os campos do perfil que pretende partilhar.

 

Preencha os seguintes campos:

“Nomes e organizações” ;

“Motiva de partilha”;

Selecione o período de validade do link;

Clique em “Gerar hiperligação”;

Copie o link e partilhe-o.

Entre na sua conta Europass:

Clique no campo “Eu” e de seguida em “feed de atividades”;

Clique em editar (o ícone em forma de caneta à direita) do link em específico;

Selecione “Anular publicação do link”, de modo a poder desativá-lo. 

O seu perfil Europass é o seu espaço pessoal em linha para registar as suas competências, qualificações e experiências. Só tem de preencher os campos obrigatórios (nome e apelido). Pode escolher as secções que quer preencher e acrescentar novas secções a que dá um título para descrever as suas competências, realizações e projetos. No entanto, para que o seu perfil se mantenha atualizado, é importante que vá acrescentando novas competências, qualificações e experiências.

O seu perfil Europass é o seu espaço pessoal em linha para registar as suas competências, qualificações e experiências. Pode incluir informações sobre todas as competências, realizações e projetos em todas as áreas da sua vida — trabalho, casa, estudo, voluntariado e lazer. Nunca inclua no seu perfil informações pessoais sensíveis, como dados sobre a sua saúde, convicções ou outros elementos que não sejam relevantes para a sua carreira ou os seus estudos.

A secção «Eu» é uma apresentação interativa de todas as suas informações que constam do Europass. A partir daqui pode aceder à versão mais recente do seu perfil. Pode visualizar sugestões de empregos e cursos que rejeita ou que estejam guardadas nos seus favoritos. Pode também aceder aos editores de CV e de cartas de apresentação ou acrescentar novas informações às secções «As minhas competências» e «Os meus interesses».

 

Pode ainda consultar o seu Fluxo de atividades, que lhe dá uma visão geral de toda a atividade recente no Europass, e ir às “Minhas definições” onde pode gerir os seus parâmetros de privacidade.

Documentos EUROPASS

O EM é um documento oficial, amplamente reconhecido, que regista competências adquiridas em contexto de mobilidade transnacional (incluindo experiências de aprendizagem não formal e informal), efetuadas ao abrigo de atividades de estudo, formação, trabalho ou voluntariado, com o objetivo de demonstrá-las de forma simples e compreensível.

O Europass Suplemento ao Certificado ajuda a descrever as suas qualificações de ensino e formação profissionais de forma clara e coerente.

O Europass Suplemento ao Diploma ajuda a descrever as suas qualificações de ensino superior de forma clara e coerente.

O Passaporte de Línguas Europass foi um dos modelos de documento Europass criado em 2004, que servia como ferramenta de autoavaliação de competências e qualificações linguísticas.


O atual Europass integrou o passaporte linguístico no perfil Europass numa secção designada “competências linguísticas”. Pode continuar a autoavaliar as suas competências com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e partilhar os seus resultados com os empregadores ou instituições de ensino.

O Passaporte de Competências Europass foi uma ferramenta disponibilizada através do Europass até 2019. Permitiu aos utilizadores criar uma coleção de documentos num único ficheiro. No entanto, o Passaporte de Competências Europass já não está disponível. Os utilizadores registados podem agora partilhar documentos a partir da sua biblioteca Europass.

Autoavaliação de competências linguísticas
ou digitais

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas é uma orientação do Conselho da Europa utilizado para descrever os resultados obtidos por quem aprende línguas estrangeiras. O QECR proporciona um método de aprendizagem, ensino e avaliação que se aplica a todas as línguas na Europa. O QECR inclui seis níveis de referência que são utilizados em toda a Europa para compreender as competências linguísticas. A grelha de autoavaliação do QECR é usada no perfil Europass para ajudar os utilizadores a autoavaliarem o seu nível de conhecimentos de uma língua.

Pode autoavaliar as suas competências linguísticas no seu perfil Europass. Para tal, tem de refletir sobre as suas competências e descrever a que níveis correspondem. Pode preencher um simples quadro de autoavaliação no seu perfil Europass para descrever as suas competências linguísticas. Pode ler cada uma das descrições na ferramenta de autoavaliação e escolher o nível que corresponde às suas aptidões em termos de compreensão e expressão oral e escrita em qualquer língua. Pode também guardar os certificados de competências de línguas na biblioteca Europass. A ferramenta de autoavaliação utiliza o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).


Pode partilhar o quadro de autoavaliação do seu perfil Europass com empregadores, instituições de ensino ou formação, etc.

Pode indicar e organizar as suas competências digitais no seu perfil Europass. Pode criar uma lista de todas as suas competências digitais, incluindo ferramentas e software que saiba utilizar. Pode descrever as ferramentas que utiliza no seu trabalho ou nos seus estudos, bem como as que utiliza nos seus tempos livres (por exemplo, redes sociais, blogues, jogos). Pode ainda organizar as suas competências em diferentes grupos, por exemplo, criar um grupo de ferramentas digitais de design; competências digitais que utiliza no seu trabalho, ou mesmo uma lista de competências digitais que gostaria de aperfeiçoar.

Europass-Mobilidade

Na verdade, só pode escolher um tipo de instituição. Portanto, recomendamos escolher aquela que corresponda à maioria das mobilidades.

Se essas escolas forem parceiras do mesmo projeto, podem inserir o mesmo código de projeto.

Não é possível processar vários estágios num documento.

Sim. Para o efeito deverá contactar o Centro Nacional Europass.

A sua senha só aparecerá uma vez. Recomendamos anotá-la num local seguro. Se não anotou a senha ou a perdeu, basta solicitar uma nova senha na página de login.

Não pode escolher uma senha por conta própria. Deve registar-se com a senha gerada pelo sistema. Não se esqueça de manter essa senha num local seguro.

A instituição de origem tem acesso a todo o procedimento, desde o pedido dos Europass-Mobilidade à emissão final do documento (PDF).
Depois da instituição de origem colocar o email da pessoa de contacto da instituição de acolhimento e do participante, estes recebem uma senha de acesso à plataforma, para preenchimento:
A instituição de acolhimento tem acesso aos campos “Dados da Instituição de Acolhimento”, “Projeto”, “Tarefas/Qualificações”, “Study” e documento final “PDF”.
O participante tem acesso aos campos “Dados Pessoais”, “Tarefas/Qualificações” e “Study” (mobilidade no âmbito do Ensino Superior).

O documento Europass-Mobilidade pode ser assinado depois de impresso, i.e., já na versão papel.
No caso da instituição de acolhimento, é a própria plataforma que envia um email para o endereço registado, contendo um link de acesso ao preenchimento. Deve confirmar se a entidade parceira o recebeu (por vezes fica alojado na pasta de spam ou correio secundário).
Uma vez preenchido o documento, por parte da instituição de acolhimento, o documento está pronto a ser impresso.
Então sim, pode selecionar a versão PDF, imprimir, assinar e carimbar.

Registo na plataforma e Autenticação de dois fatores (2FA)

Depois de alguns minutos, após preencher o formulário, deverá receber um e-mail na sua caixa de correio. Se não conseguir encontrar o e-mail, verifique a sua pasta de spam ou correio secundário. Verifique ainda se todos os campos do formulário foram preenchidos corretamente. Poderá ter colocado o seu email com o formato errado. Se for o caso, registe-se novamente. Clique no link “Criar uma conta” na página principal EU Login.

Isso significa que já criou uma conta de EU login. Clique em obter uma senha, coloque o seu endereço de e-mail e siga as instruções na tela.

Se não se lembra da senha ou recebeu uma mensagem de erro, pode solicitar um e-mail para redefinir a sua senha. Coloque o endereço de e-mail e siga as instruções fornecidas. Poderá definir uma nova senha.

Caso não tenha acesso a um smartphone, para onde possa descarregar a aplicação móvel EU Login, pode utilizar algumas das nossas outras opções de autenticação.

Pode utilizar o método de autenticação plataforma confiável (Windows Hello) no seu computador.

Encontre mais informações sobre este método no manual de utilizador Plataforma Europass EU Login.

 

Pode instalar a aplicação móvel EU Login a partir da Google Play Store (Android) ou da Apple App Store (iOS)

Depois de realizar a sua autenticação, clique no canto superior direito para mostrar o menu e selecione “Minha conta”.

Clique em “Gerir os meus números de telemóvel”.

Clique em “Adicionar um número de telemóvel”.

“Introduza o número de telemóvel no campo “Número de telemóvel”, começando com o código do país (Ex. +351 no caso português).
Não coloque pontos, parêntesis ou hífens.
Ao clicar em “Adicionar”, ser-lhe-á enviado um SMS para o telemóvel.

O SMS contém um código composto por oito carateres separados por hífen.
Introduza o código recebido nos campos “Código de mensagem de texto” e clique em “Finalizar”.

O número de telemóvel foi registado com sucesso e agora pode ser utilizado para a autenticação.

Não, só é permitido associar um dispositivo móvel por cada conta Europass.

Se perdeu ou esqueceu o código PIN da aplicação móvel EU Login, siga as instruções abaixo:
Abra a aplicação móvel de início de sessão na EU;
Clique em Definições;
No canto superior direito, clique nos 3 pontos (Android) ou na roda (IOS);
Clique em Esqueceu o código PIN;
Introduza as suas credenciais de início de sessão na EU associadas à aplicação;
Escolha um novo código PIN.

Não, não é possível utilizar a aplicação móvel EU Login sem proteger o seu dispositivo com um pin, padrão ou impressão digital.

Para iniciar sessão, deve primeiro aceder ao portal Europass na funcionalidade “Iniciar sessão” para estabelecer ligação. A opção que escolheu na definição será a única que será mostrada.
Introduza a sua palavra-passe no campo “Palavra-passe”.
Clique em “Entrar”.
No seu telemóvel, é aberto automaticamente um código PIN na aplicação móvel EU Login, pedindo-lhe para o introduzir.
Introduza o seu código PIN e toque em “Autenticar”.
Se o aplicativo estiver ativo (em primeiro plano), ele o redirecionará automaticamente para o navegador.
Se o aplicativo estiver em segundo plano, será exibida uma notificação no seu dispositivo. Aceite a notificação para ser redirecionado com sucesso.